quinta-feira, 23 de maio de 2013

a ortopedia técnica de séculos passados

Fonte: http://passofirme.wordpress.com/2012/09/30/proteses-vintage-a-ortopedia-tecnica-de-seculos-passados-parte-1/

Como eram alguns braços e pernas mecânicos antes das atuais tecnologias
Hoje fala-se tanto em robótica, tecnologia biônica, nanotecnologia… como sendo o futuro das tecnologias que brevemente estarão equipando as órteses e próteses ortopédicas. Mas como eram os braços e pernas mecânicos antes do advento das tecnologias?
A partir desta semana o Blog Passo Firme estreia Próteses vintage – a ortopedia técnica de séculos passados, uma série especial de três matérias que mostrarão como era a ortopedia técnica de séculos passados. A maioria das imagens é do Museu de Ciência de Londres (Science Museum, London). Vale o passeio e a reflexão: poderia se imaginar usando um dos componentes abaixo?
1. Braço de metal articulado, 1500
Este braço artificial de ferro fundido data de 1500, ano do descobrimento do Brasil. Ligado ao corpo por meio de correias e dobradiças de metal, a prótese permitia certa gama de movimentos. A mão, virada para dentro, possuía uma articulação no pulso que possibilitava o usuário movê-la verticalmente, como se fosse apertar a mão de alguém. Um globo de metal oco funcionava como a articulação do cotovelo substituto
Nesta época, o médico militar francês Ambroise Paré (1510-1590) ganhou experiência como cirurgião privado para generais do exército francês. Ele produziu livros sobre cirurgia em que ele descreveu novas operações e tratamentos. Estes escritos descrevem substitutos artificiais que desenvolveu para substituir membros amputados. Alguns eram simples. Outros foram elaborados com dispositivos altamente mecanizados para simular o movimento natural e função do membro.
2. Braço de ferro, 1560-1600
Nesta prótese para um braço esquerdo, o antebraço e a mão são totalmente articulados. Ela foi adquirida da coleção particular de Noel Hamonic (1850-1928) por Henry Wellcome, em 1928. Quando Hamonic recolheu o braço, ele foi pensado para ter pertencido a Götz von Berlichingen, que viveu entre 1480 e 1562. Berlichingen era um cavaleiro alemão que ficou famoso porque perdeu um braço na batalha de Landshut, em 1503.
3. Perna bota de couro, 1891
Esta perna artificial, que mais parece uma bota de couro atada ao joelho, foi projetada para alguém que teve seu pé direito amputado logo acima da articulação do tornozelo. O pé de madeira e o tornozelo são articulados. A fixação da perna é suportada pela barra de aço forte.
4. Perna mecânica transfemoral, 1918
5. Perna para desarticulação de quadril, 1928
Prótese projetada para alguém com uma desarticulação do quadril, quando a amputação é alta à altura do quadril, envolvendo a remoção da perna e quadril. Observe que a parte interna do encaixe é acolchoada. A prótese é de metal oco e leve e a articulação do joelho bloqueia por meio de um mecanismo de roldana. Esta prótese, montada no Hospital Queen Mary, em Roehampton, Surrey, pode ter sido feita para um paciente que perdeu a perna durante a Primeira Guerra Mundial, conflito onde cerca de 41 mil militares britânicos perderam um ou mais membros.
6. Braço mecânico para alimentação
Este braço protético, à base de aço e couro, foi feito para um amputado abaixo do cotovelo e, como diferencial, possui uma mão removível para acoplagem de garfo e faca para alimentação, para que o usuário possa alimenta-se sem auxílio.

Um comentário:

  1. È muito interessante, conhecermos sobre o avanço da tecnologia, onde aqui nos deparamos com braços e pernas de ferro, que eram usados pelas pessoa antigamente, e hoje com a evolução da tecnologia podemos nos deparar com proteses mecânicas de auta geração, trazendo mas conforto por se aproximar mas da semelhança.

    ResponderExcluir