sexta-feira, 3 de maio de 2013

Curiosidades




Próteses mecânicas e biônicas:



Nos esportes paraolímpicos, sabemos que os atletas possuem equipamentos como cadeiras de rodas ou próteses mecânicas ou biônicas que ajudam em seus movimentos e locomoção. Mas como esses equipamentos funcionam? Aqui daremos uma breve explicação sobre o assunto. 
Primeiramente, a definição de prótese: “é um componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos que sofreram amputações, traumáticas ou não”. – Wikipédia adaptado.

 

Existem então dois tipos de próteses: a biônica e a mecânica. Esta substitui um membro do corpo, porém com funções mais limitadas, possibilitando apenas movimentos mais restritos, enquanto  aquela, movida por impulsos nervosos, permite a movimentação normal ou quase perfeita do membro amputado. Existem ainda outros dois tipos, um destinados a pratica de esportes e o outro apenas a atividades normais, dando suporte e substituindo o membro perdido.
Atualmente, devido à tecnologia, vários projetos mais modernos e práticos são feitos em relação a próteses, visando tanto o melhoramento da qualidade de vida, como para outros, a possibilidade da prática de esportes.
Um dos vários exemplos de atletas que se superam praticando esportes através de próteses, é o do jovem Pauê, que teve as duas pernas amputadas, e que hoje investe pesado no Triathlon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário