sexta-feira, 3 de maio de 2013

Notícias

Prótese mecânica de braço será controlada pelo cérebro
Cientistas da Universidade Johns Hopkins, Maryland, EUA, estão desenvolvendo uma pesquisa que pretende fazer com que braços robóticos sejam controlados diretamente pelo cérebro, como um membro normal.
Estudos anteriores usavam outra técnica: eles anexavam os tecidos musculares do paciente com as ligações que faziam a função de músculo na prótese. A pretensão agora é bem maior. Os cientistas abrirão o cérebro da pessoa e lá seria implantado uma interface neural que seria utilizada para a operar o membro artificial.
A “interface neural” pode ser chamada de micro-arrays, um dispositivo que é implantado no cérebro que tem a função de sinalizar, interpretar e transmitir os sinais cerebrais enviados para o braço mecânico. Se tudo ocorrer como o esperado, a pessoa que tiver com a prótese contará com 22 graus de movimento do antebraço, além da movimentação independente de cada dedo. O membro mecânico pesa cerca de 9 quilos, o peso de um braço humano normal.
O projeto já recebeu cerca de US$ 34,5 milhões para o financiamento das próximas etapas do processo. A previsão da equipe é que daqui a 2 anos os primeiros protótipos sejam finalmente testados em humanos. Serão cinco pacientes no total.
“O objetivo é permitir ao usuário de forma mais eficaz o controle dos movimentos para execução de simples tarefas diárias, como pegar e segurar uma xícara de café”, disse Michael McLoughlin, gerente de projeto do programa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário