quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ortopedia Técnica no Brasil completa 100 anos

Fonte: http://passofirme.wordpress.com/2012/12/15/ortopedia-tecnica-no-brasil-completa-100-anos/

abotec-100anos
Apesar do histórico e tradição, profissão ainda não foi reconhecida e regulamentada
Completar 100 é um evento a ser celebrado. É um momento para relembrar com orgulho como tudo começou e, ao mesmo tempo, pensar no futuro. Em 2012, a profissão de ortesista e protesista ortopédico chega à marca centenária no Brasil, e embora tenha muitos motivos para comemorar, entre eles resistir ao tempo, evoluir junto com a humanidade, mostrando a mesma eficiência e importância para o público que atende, no Brasil, nem tudo são flores.
De acordo com dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2010, existem 45,6 milhões de pessoas com deficiência e que precisam de algum tipo de serviço especializado assistivo, o que representa 23,9% da população.
Para atendê-los, há apenas em torno de mil ortesistas e protesistas ortopédicos capacitados, número que se mostra inferior extremamente inferior à demanda. Para fazer com que o número da demanda e de profissionais capacitados estejam em sincronia, faz-se necessária a regulamentação da profissão de ortesista e protesista ortopédico, bandeira que a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec) defende desde sua criação há mais de 20 anos e desde 2005, com o Projeto de Lei nº 5.635-A, elaborado com a colaboração do deputado Onix Lorenzoni.
A associação entende como consequência que o trabalho exercido pela categoria é tão importante quanto o de cirurgiões, e que a regularização das atividades de ortesistas e protesistas ortopédicos podem beneficiar diretamente os usuários, trazendo mais qualidade para o atendimento de pessoas em reabilitação e para produção e manutenção de produtos de tecnologia assistiva.
Outro impacto positivo é a melhoria na fiscalização, que atualmente é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelas Vigilâncias Sanitárias regionais. Embora esses órgãos se esforcem, o trabalho de fiscalização ainda é insuficiente e não há especialização necessária. Com a regulamentação da profissão, será possível ser um Conselho de Classe que poderá atuar firmemente nesta questão.
A ABOTEC tem realizado diversas ações, como o envio de cartas para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara e petições online para que a aprovação do projeto de lei tenha andamento, mas a caminhada ainda será longa. O PL terá que passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado Federal.
Até agora, todos os processos de tramitação do PL já somam sete anos e tendo em vista que o Brasil será sede dos Jogos Paraolímpicos de 2016, é imprescindível que haja uma mobilização da sociedade e, principalmente, do poder público, para acelerar o processo de aprovação do PL, bem como repensar em ações que beneficiem direta ou indiretamente os usuários de órteses e próteses ortopédicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário